segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Blogagem coletiva - Ética na internet

Eu nunca participei de uma blogagem coletiva, mas acho que essa afeta todas nós, blogueiras. Embora isso nunca tenha acontecido comigo, por que não sou uma blogueira famosa, e o blog nao recebe milhoes de visitas, mas tem leitores fiéis e estou aqui porque gosto e me divirto, além de aprender um monte e desabafar muitas vezes. Já comentei em blogs em que não gostei da postagem e é claro, deixei meu nome e endereço virtual para receber resposta. Depois de um tempo parei de comentar em posts que não gostei. Achei que tava perdendo tempo, se não gosto de algo é melhor não ler, não acessar o blog, não seguir, enfim, tem tanta coisa legal pra ver na internet que achei melhor nao perder tempo com coisas que não gosto. Eu não sabia que isso se chamava ética, achava natural. Agora percebo que ética  na internet envolve algumas coisinhas: não copiar imagens sem permissão, não copiar textos ou posts sem dar o crédito e nunca deixar comentários ofensivos, principalmente sem se identificar. Gente, é muito óbvio! O objetivo dessas pessoas não é a discussão, não é a troca, nem dar sua opinião, é só fazer barulho! Acho que esses imbecis escrevem e depois ficam rindo feito adolescente chapados. Alguns usam o anonimato para se vingar da blogueira. Fiquei horrorizada com o que escreveram pra uma blogueira com a qual tenho o maior carinho, mesmo não a conhecendo pessoalmente. A pessoa foi horrivel e esse episódio me motivou a participar da blogagem coletiva. Parece que voltei à escola primária, as pessoas usam a internet como as crianças usavam o telefone pra passar trotre. Você liga, xinga e desliga antes que descubram quem você é. O anonimo é a  nova criança maloqueira. Aperta a campainha e corre. Então nessa blogagem queria deixar claro que esse blog apesar de pequeno se opõe totalmente a falta de ética e anonimato nos comentários, e ao copie e cole indiscriminado das pessoas sem imaginação que acham que os blogues são a casa da mãe joana. É dificil postar, véio! Você pára o que tá fazendo, todo mundo tem o que fazer, mesmo que seja descanso, você pára de descansar, imagina um assunto ou tenta relatar algo que aconteceu, tenta escrever de uma maneira atraente, preza seus leitores, enfim, tem um envolvimento, um compromisso e não é justo alguem se apropriar disso e botar seu nome! É pirataria e pirataria é crime. Cadê o respeito aos direitos autorais? Espero que as pessoas tomem consciencia e participem da blogsfera com respeito e responsabilidade. Seria mais agradável pra todos.

9 comentários:

  1. Adorei que o anônimo = nova criança maloqueira. Falou tudo!

    ResponderExcluir
  2. Querida, existe uma cousa chamada antiptia virtual. E te digo, não estou longe dela, dos dois lados! Tme blog que eu simplesmente não suporto a maneira da pessoa se expressar e acabo "convivendo" virtualmente por causa dos grupos do FB e não é por isso que vou neles apontar o dedo na cara e muito menos anônimamente. Se não gosto, não entro, simples assim. Isso que é difícil do povo entender! Ética e respeito valem pra vida real e não só virtual!


    Beijos e obrigada pela participação! =))

    ResponderExcluir
  3. Oi Nanci graças a Deus tbm não tive este desprazer de receber comentários ofensivos.
    Essa blogagem acabou me ensinando um monte de coisas.
    Respeito é bom e todo mundo gosta.
    Também não sou famosa e adoro seu cantinho viu.
    bjus

    ResponderExcluir
  4. Nanci,
    escreveste muito bem, adorei o "toca a campainha e sai correndo!" RESPEITO é a palavra chave, e não fazer ao outro o que não gostaria que fizessem para você!
    Vou linkar seu blog lá no meu, fiz uma lista dos que li e recomendo!!
    beijos
    Angi

    ResponderExcluir
  5. OI Nanci,
    eu já recebi comentários assim. Poucos mas recebi. O que importa é que os comentários positivos e as amigas conquistadas são bem mais relevantes do que esses anônimos.
    Tentei até agora me inspirar para a blogagem coletiva e não consegui. Ando meio cansada.
    Seu post ficou show!

    Ah, a toalha é bem divertida mesmo e a Bela sempre fantástica nos trabalhos que realiza.

    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sis!
    Como vai?
    Saudades de você.
    Amei seu post sobre ética. Falou muito bem, comparando os comentários anônimos com trotes pelo telefone, coisas que no nosso tempo de crianças se fazia - e eu já não fazia, porque achava idiota.
    E acredite, sis, os anônimos idiotas e grosseiros não são limitados a blogs famosos. Até mesmo eu, com o meu pequeno espaço, recebi uma visita dessa pessoa de espírito de porco para ofender sem bases. Depois fiquei sabendo no grupo do Facebook que o comentário foi repetido em outros blogs que participaram da blogagem coletiva.
    Solução: moderar os comentários e proibir anônimos.
    Cortar o mal pela raiz.
    Beijos, amada!

    ResponderExcluir
  7. Oi querida, td bem?

    Sobre o espelho, claro que pode copiar! hehe bjuss

    ResponderExcluir
  8. Minha linda, obrigada pelo apoio e carinho lá no blog viu!? Adoro tú! =))
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. A todas as minha amigas que comentaram obrigada pela visita e pelas sugestões. A Angela, do Retromomentos: vou economizar e copiar o espelho qeu nao deve ter sido barato. A Mari polvo, mais carinho e beijos, tb te adoro.

    ResponderExcluir

Escreve que eu respondo! Vou responder aqui mas prometo fazer uma visitinha de volta!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails