sábado, 27 de fevereiro de 2010

sobre desenhos animados

eu cresci vendo pica pau e tom e jerry. nunca vi a violencia e malandragem. achava normal. vale dizer que cresci com 5 irmaõs (4 homens e 1 uma mulher) que se pegavam e rolavam pelo chão aos socos e pontapés. também não via a violência. assisti muito simpson e south park. não achava exagerado nem ofensivo (talvez um pouco ofensivo). achava divertido e irreverente. de repente, planejadamente fiquei grávida. era minha segunda gestação, visto que a primeira fora interrompida por força da natureza. tudo o que tinha me rodeado na infância já não era mais apropriado pra minha cria. tudo era violento e eu queria criar meu bebê num ambiente tranquilo e pacífico, inocentemente achando que existiria tal oásis neste mundo. mas me empenhei e nem durante a gravidez eu via nada com conteúdo violento. nada. na época eu tava bem trash e era viciada no ratinho (pois é). eu morria de rir e cortei também. alana me fez até largar a coca-cola,
 coisa que ninguem consegue fazer, quem me conhece sabe que 2 litros pra mim é fichinha. comecei e assistir um canal muito fofo chamado discovery kids. todo mundo que tem bebê conhece. até quem nao tem tv a cabo. os desenhos são todos educativos e fofíssimos.a alana vê até hoje. agora mesmo estamos vendo PEIXONAUTA, que é uma produção brasileira em parceria com o canadá, se não me engano. é muito bonitinho e instrutivo, pq, entre outras coisas, é um  desenho onde os bichos, embora falem, não comem doce. é estranho mas eles tentam ensinar umas coisas e as crianças pegam tudo. os que assistem o canal devem ter calafrios quando ouvem a palavra LAZYTOWN, e  aquele maluco do sportacus pulando feito pipoca, com mil dublês. a alana pede doces saudáveis.  eu sou fã do Robie Rotten porque eu também quero dormir e quero silêncio, e adoro o episódio dos piratas onde eles cantam uma música de pirata(?????). um dos versos da música diz algo que na verdade reflete o pensamento muito comum no mundo todo. o verso diz: "nós vamos cavar até o ouro encontrar, vamos enriquecer e depois enlouquecer". me diz, tem algo pra fazer depois de enriquecer que não seja enlouquecer???
eu tinha uma matéria na faculdade, que era sociologia, mas a professora trazia uns textos insanos, mas que faziam a gente (insana) pensar. nunca me esqueci de um que era sobre a filosofia por trás dos desenhos animados. falava sobre as tentativas, principalmente da disney de assexuar (juro que a palavra era essa) os personagens dos desenhos animados. como sempre os chefes das famílias serem tios (tio patinhas, tio donald) e não pais, terem namorada mas nunca se casarem (o que "confirmaria" a vida sexual do personagem), e terem sobrinhos e não filhos. isso tudo na tentativa de adiar ao máximo a curiosidade das crianças quanto ao sexo. hoje fico feliz quando vejo um desenho com casais, filhos, filhotes, famílias. é claro que existiam desenhos assim na disney, mas eram baseados em contos já conhecidos. não só a disney, me lembro que via popeye e não via na época o quanto ele era manipulado por aquele namorada indecisa, que vivia dando bola pro brutus e quando estava prestes a ser atacada pelo cara chamava o popeye.hoje é cult. tudo bem, até hoje qdo me sinto meio fraca penso que devo comer mais espinafre. não sou contra a disney, sou fã do mickey, mas sempre me lembro o quanto era diferente ver desenhos antes. acho mesmo que a escolha por desenhos mais calmos fez diferença na personalidade da alana. evito ainda hoje tudo com espadas, tiros, socos e pontápés. não dá pra tirar tudo mas vejo que ela é bem calma (digo no quesito agressividade) e já aprendeu várias coisas com "selo verde", pra preservação do planeta e bom trato entre as pessoas, mesmo as que são consideradas diferentes. eu sei que no caso das mães e pais de meninos é mais dificil evitar as lutas e super heróis que destroem a cidade pra salvar uma pessoa (tá, a vida humana é mais importante, mas não acham que é sempre uma destruição exagerada dos super heróis, super destrutivos). enfim, acho que os pais modernos (no sentido de tempo de nao tendencia) tem mais sorte por terem mais escolha. alana tem 4 anos e nao sabe quem é a xuxa. nunca fui obrigada a apresentar. tem também o nickjr que tem desenhos fofos como SUPERFOFOS, DORA, A AVENTUREIRA e ESCOLA PRA CACHORRO. cara, como eu amo esses desenhos, me divirto tanto quanto ela. e tem os sites dos canais, mas isso é pra outro post, porque a alana na internet merece um post só pra isso.

Um comentário:

  1. O que mais me deixa irritado é a mentalidade das televisões comerciais abertas em achar que só os Picachu e Naruto da vida é que dão audiência.Nós que temos a sorte de poder escolher uma programação diferenciada para nossos filhos sabemos o quão educativos eles são.

    ResponderExcluir

Escreve que eu respondo! Vou responder aqui mas prometo fazer uma visitinha de volta!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails